Perfil do Candidato Idoso

Destina-se a idosos com 65 ou mais anos, que vivam sozinhos ou com o seu cônjuge e se encontrem em situação de isolamento.
Será previamente feita uma avaliação multidimensional aos candidatos através de vários instrumentos (Índice de Lawton, Índice de Barthel, Escala Social de Lubben, Mini Mental State Examination, entre outros).
Infelizmente, este projeto não consegue chegar a idosos que, por exemplo, sofram de comprometimento ou défices cognitivos intermédios ou avançados ou com dependências severas nas atividades básicas da vida diária (ABVD) e, por conseguinte, serão informados das respostas mais adequadas à sua situação.
​
Numa fase inicial do projeto o número máximo de destinatários será de 1 idoso por freguesia em (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela.
Perfil do Candidato Jovem
Podem-se inscrever, alunos matriculados no IPVC que ingressem em qualquer tipo de formação (Ctesp, Licenciatura, Formação Especializada, Formação Contínua, Pós-Graduação e Mestrado).
​
Numa fase inicial, o número máximo de destinatários no projeto será de 2 alunos por escola, sendo que serão formados pares para cada idoso.

Acerca do Voluntariado
Os alunos que se inscrevam na iniciativa deverão realizar uma Ação de Formação Geral de Voluntariado, que será organizada pela responsável do Projeto Conviver 65+ e pelo Banco Local de Voluntariado de Viana do Castelo, a fim de poderem desenvolver ações a nível da promoção do voluntariado e da solidariedade social para com os mais velhos.
​

Quando se inicia o Projeto?
O Projeto encontra-se em fase de candidaturas e devido à pandemia COVID-19, ainda não está prevista uma data de início.
Quem apoia o Conviver65+

